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HOME OFFICE: 7 dicas para manter o foco e gerenciar seu tempo!

Vamos apresentar 7 dicas essenciais para quem quer desenvolver uma atividade remota com alta produtividade!  


1 - Procure o lugar adequado.

Algumas pessoas precisam de estímulos sonoros para trabalhar, seja ele uma música ou o simples barulho da chuva. Mas, certos tipos de ruídos podem se tornar verdadeiros problemas para quem pretende trabalhar home office, como sons de um cachorro latindo, uma entrada de ar barulhenta, crianças e automóveis. O fato é que uma sala movimentada, com pessoas conversando, pode ser um dos piores cenários possíveis para realizar um trabalho de forma eficiente, então a mudança para o trabalho remoto pode acabar com esse problema. Independentemente de sua preferência, com ou sem som, um espaço silencioso limita as distrações que você pode sofrer.  Então, certifique-se que o seu local de trabalho é o lugar mais silencioso da sua casa. Para você trabalhar da maneira mais produtiva possível, sua atividade não pode ser realizada em qualquer lugar. Caso seja difícil encontrar um local adequado, escolha um quarto com uma porta, nesses casos um fone de ouvido também pode te ajudar.  

2 - Organize sua mesa.

Não seria incrível ter um escritório diante de uma vista para um lago tranquilo, com uma mesa gigante, sendo distraído apenas pelo som do vento batendo nas árvores? Ok, provavelmente isso não acontece com muitas pessoas, mas nada te impede de montar seu home office com a produtividade em mente. Claro que nadar em papéis e canetas vai atrasar o seu desenvolvimento. Embora as sticky notes possam ser bem úteis, anotações extras, montes de papel ou até mesmo seu celular prejudicam fortemente sua produtividade, sem mencionar sua concentração. A ideia é que em sua mesa esteja somente aquilo que você precisa para realizar o seu trabalho com facilidade. Tenha em mente que dar-se espaço para trabalhar permite que você tenha espaço para pensar também.

3- Faça pausas significativas

Você precisará distrair o seu cérebro de vez em quando. Talvez seja uma rede social, um jogo ou um livro. Parece algo ineficaz a se fazer, mas você pode se surpreender com a diferença que isso gera. Você pode usar um despertador para sempre lembrá-lo da sua pausa. Para muitas pessoas, trabalhar por 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos é o ideal, no entanto, não existe uma regra que funcione para todo o mundo.  Você pode começar fazendo pausas de 10 minutos, caso considere o tempo curto demais, basta aumentá-lo, caso contrário, é só diminuí-lo. Apenas tome cuidado para não tornar a sua pausa  tão curta ou tão longa ao ponto de torná-la ineficaz. Independentemente do que tenha escolhido para usar como pausa, mantenha-o fora de vista. Você não quer ser constantemente tentado na hora de trabalhar. Alinhando as dicas 3 e 4: não permaneça longos períodos na mesma posição. Regularmente, dê uma volta na sua casa. É importante se exercitar para minimizar as chances de dores no punho e na coluna cervical.

4 - Trabalhe ergonomicamente.

Investir em uma cadeira que seja ergonomicamente correta pode estar fora dos seus planos, mas a longo prazo o investimento vale o retorno. Ninguém quer lidar com dores causadas por permanecer muitas horas sentado de forma incorreta. Para algumas pessoas trabalhar em pé, em uma mesa alta, é uma excelente saída. Aliás, é muito difícil ser produtivo quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou sentindo dores nas costas. Pequenas coisas como um suporte para o seu computador podem aumentar seriamente o seu nível de conforto, permitindo que você mantenha a tela na mesma altura de seus olhos.

5 - Vista-se apropriadamente.

É claro que um dos benefícios em trabalhar em casa é poder usar aquele pijama extremamente confortável. Você pode pensar que dessa forma é até mais produtivo.  Entretanto, ao se vestir da forma adequada você se sente mais profissional e preparado para lidar com o seu trabalho de uma maneira mais produtiva. Então, todos os dias, obrigue-se a se preparar para um dia normal de trabalho.

6 - Não permita ser distraído. 

Provavelmente, existem pessoas em sua vida que simplesmente não entendem que home office não é folga, por mais que você tente lembrá-las gentilmente. Seja um vizinho, um amigo, seu irmão, ou até sua mãe, mostre a eles educadamente, mas com firmeza, que você está trabalhando, e nesse horário você não pode ser incomodado, você pode conversar com eles no seu tempo de pausa. Não permita ser distraído. Informe as pessoas sobre seu horário de trabalho home office e sua indisponibilidade, após isso as pessoas apenas irão te incomodar quando acontecer uma emergência real.

7 - Otimize a sua lista de tarefas.

Antes de começar a lidar com os problemas diários, reserve alguns minutos planejando um checklist detalhado. Depois, gaste poucos minutos fazendo uma lista ainda mais curta das atividades que você sabe que devem ser executadas nas próximas duas horas. Esse truque não apenas ajuda a lembrar e planejar cada tarefa, mas também divide seu dia em tarefas pequenas e práticas. Além disso, uma vez que você finalizou e marcou sua tarefa como concluída, essa realização visível pode estimular sua produtividade.





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